Seja Bem Vindo Ao Nosso Site!
( 31 ) 3847 1410
Nossa História

Associação Comunitária Cultural de Comunicação de Timóteo
Em 19 de agosto de 1997 é fundada a Associação Comunitária Cultural de Comunicação de Timóteo, uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo a divulgação das atividades culturais da comunidade então denominada como “sede de Timóteo”, que engloba os bairros: Bela Vista, Centro Sul, São José, Ana Rita, Ana Malaquias, Santa Cecília e Nossa Senhora das Graças.
As transmissões iniciaram clandestinamente naquela ocasião com os transmissores na sacristia da Igreja Católica São Sebastião.
Ctech Solutions A advogada e líder comunitária Giovanna Guimarães de Menezes liderou um movimento para legalização da emissora. Naquela época a luta pela democratização da comunicação ainda engatinhava e as transmissões radiofônicas eram todas consideradas “rádios piratas”.
O serviço de radiodifusão comunitária foi finalmente criado pela Lei 9.612, de 1998, sendo regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em frequência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1 km a partir da antena transmissora. Depois de muita mobilização, documentos, cadastros e muitas idas e vindas em Brasília, finalmente a rádio Cidade foi licenciada em 14 de dezembro de 2009, pelo Ministério das Comunicações, para operar a transmissão de rádio comunitária na frequência modulada 98,7.
Ctech Solutions A característica da rádio comunitária, desde o surgimento, é de incentivar todas as atividades culturais, valorizando a educação, preservação do meio ambiente, o patrimônio histórico e as tradições. Os jovens e estudantes sempre estiveram presentes na emissora.
A antena foi instalada num imóvel alugado no Beco Fortaleza, 171, no bairro Bela Vista e lá funcionou o estúdio de forma improvisada e muito simples.
Ctech Solutions
A vereadora Guaraciaba Gomes Martins Araújo, na época presidente da Câmara, teve papel fundamental na intermediação junto ao então ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Juntamente com os diretores da Associação Comunitária Cultural de Comunicação de Timóteo José Vicente, Maurício de Castro, Roberto Gomes e Geraldo Vianna, foi a capital para obter a licença.
Ctech Solutions
De posse da licença de funcionamento a emissora passou a funcionar no Bela Vista. O telefone 3847.1410 foi instalado e os ouvintes passaram a interagir ao vivo na programação.
A antena naquele ponto é uma vantagem estratégica, afinal o relevo facilita a propagação das ondas de frequencia modulada. É por estar num ponto tão elevado que a Cidade 98,7 FM alcança tantos bairros em Timóteo, mesmo tendo a potência limitada em 25 Watts.
Ctech Solutions Após longas reuniões, projetos e muitas conversações lideradas pelo diretor de relações públicas Kim Valverde com a Prefeitura, o então prefeito Sérgio Mendes Pires finalmente procurou pessoalmente os diretores José Miranda de Almeida e José Vicente para oferecer um imóvel desocupado onde funcionou uma agência do correio para servir como sede para os estúdios da Cidade 98.7 FM.
O imóvel precisava de reparos, estava com teto na iminência de ruir, paredes e piso estavam em condições precárias de conservação. O prédio, no entanto, tinha a localização ideal, à Rua Didico Araújo, 41, no Centro Sul, a menos de um quilômetro da antena.
Ctech Solutions O então prefeito Sérgio Mendes assinou em 31 de maio de 2012 a permissão de uso do imóvel público, através do decreto 4.309, com vigência até 31 de dezembro de 2016.
O ex-prefeito Keisson Drumond prorrogou o convênio por mais quatro anos, agora a permissão tem duração até 2020.
Ctech Solutions Miranda, com apoio dos ouvintes da rádio Cidade 98,7 FM, liderou uma campanha para reforma do prédio, construção da laje, cobertura do terraço, pintura e recuperação do piso. Portas, janelas e até a fachada do prédio foram restauradas. Este sonho foi realizado.
A rádio Cidade prepara a migração de seu sistema para transmissão digital.
Outra realização importante foi a criação do "Boletim Noticidade", informativo colorido de formato A4, impresso frente e verso, publicado eventualmente com 1000 exemplares.

Ctech Solutions A emissora já transmite sua programação para tablets e smartphones através de link e também pela internet através do site: www.cidadefmtimoteo.com.br.

Por iniciativa do diretor de relações públicas, Kim Valverde, um convênio de mútua cooperação foi firmado com a Prefisan Engenharia para a construção do segundo piso, dotando o prédio de um salão destinado à realização do Projeto Social Felizcidade. Para tanto foram implementadas melhorias no piso, instalação de estúdio e completa estruturação com mobiliário e montagem de escritório.
Ctech Solutions
Assim a Associação Comunitária Cultural de Comunicação passou a oferecer cursos gratuitos de artesanato, artes cênicas, pintura e maquiagem, além da ministração de palestras médicas e jurídicas.
Ctech Solutions Ao término do convênio com a Prefisan Engenharia, o diretor de relações públicas Kim Valverde firmou uma parceria com a APIP - Associação Programa de Inclusão Profissional e foram ministradas aulas para cuidadores de idosos e auxiliares na área de departamento pessoal.
Os cursos oferecidos tem apostilas e certificados gratuitos, além de auxílio na busca de cadastro de vagas no mercado de trabalho para designação dos alunos.
Ctech Solutions Estão em andamento negociações para abertura de novos cursos e brevemente os interessados serão convocados para as inscrições.
A história da ACCCT continua sendo construída da cada dia, com a comunicação através da emissora comunitária e dos cursos do Projeto Social Felizcidade...

DOCUMENTOS
Clique com botão direito do mouse, abra o link em nova guia e aguarde.


Nossos Acessos Mundial
Você é o Nosso Visitante N°: